“Tarifaço” de Donald Trump

“Tarifaço” de Donald Trump

O Presidente Donald Trump anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as importações brasileiras a partir de 1º de agosto de 2025.

O Brasil exporta diversos produtos para os Estados Unidos, mas os principais são: petróleo bruto, produtos semi-acabados de ferro e aço, e aeronaves, incluindo suas partes

Isso significa que, em teoria, todos os itens que o Brasil exporta para os Estados Unidos serão atingidos por essa taxação de 50%. Embora não haja uma lista específica de "itens mais atingidos" no anúncio, os setores mais impactados seriam aqueles com maior volume de exportação para os EUA, como:

  • Commodities: Soja, milho, carne bovina, café, suco de laranja, celulose.
  • Produtos manufaturados: aeronaves, máquinas, equipamentos, calçados, autopeças.
  • Minérios: O cobre, inclusive, foi especificamente mencionado por Trump em um anúncio separado, mas também sujeito a uma tarifa de 50%.

As opções para diluir o impasse seriam: o Brasil buscar o diálogo e a negociação direta com o governo Trump para tentar reverter ou mitigar a imposição da tarifa. Caso as negociações falhem, o Presidente Lula já declarou publicamente que, irá acionar a Lei da Reciprocidade Econômica, o que poderia levar à imposição de tarifas recíprocas sobre produtos americanos. A Lei foi aprovada em abril deste ano, e permite ao governo brasileiro adotar contramedidas caso outros países imponham barreiras unilaterais aos produtos brasileiros. 

Outra possibilidade é o Brasil apresentar dados que demonstram que os Estados Unidos, na verdade, têm um superávit comercial com o Brasil em bens e serviços nos últimos 15 anos, o que contradiz a alegação de um déficit comercial por parte de Trump. O Brasil pode ainda buscar apoio de outros parceiros comerciais e fóruns multilaterais. Diversas associações industriais e de comércio no Brasil já expressaram grande preocupação com o "tarifaço", e o governo deve trabalhar em conjunto com o setor privado para articular os impactos da medida e fortalecer a posição negociadora do país.

 
  • O que muda na NR 1? 20 de junho, 2026

    O que muda na NR 1?

    Primordialmente, a NR-1 se aplica a todas as empresas que têm empregados sob o regime da CLT, nova redação entrou em vigor dia 26/05/2026, independentemente do setor...

  • SINAEP participa da posse da nova diretoria do SENGE-PR 15 de junho, 2026

    SINAEP participa da posse da nova diretoria do SENGE-PR

    Na última sexta-feira dia 12 de junho os diretores do SINAEP – Adm. Edgard Montanarini – Dir. Administrativo e Adm. R.M.Machado...

  • Campanha Indicação Premiada - PLANO DE SAÚDE UNIMED/SINAEP 12 de junho, 2026

    Campanha Indicação Premiada - PLANO DE SAÚDE UNIMED/SINAEP

    A Campanha Indicação Premiada UNIMED/SINAEP zera a sua anuidade do sindicato e ainda pode render dinheiro na sua conta corrente.

  • FENAD – SINAEP 26 de maio, 2026

    FENAD – SINAEP

    No dia 29 de maio o Presidente do SINAEP – Adm. Luiz Amado e o Diretor Administrativo Adm. Edgard Montanarini vão participar na reunião do Conselho

  • PLR-Copel 23 de maio, 2026

    PLR-Copel

    Os sindicatos que atuam na Copel, estiveram reunidos no dia 21 de maio, com a Comissão de Relações Sindicais para tratar do PLR 2026.

  • Edital de convocação – Eleições SINAEP 25 de fevereiro, 2026

    Edital de convocação – Eleições SINAEP

    Edital de Convocação para Eleição on-line Gestão 2026/2029

Comente pelo Facebook
Top