Perguntas Frequentes

Qual o tipo de contratação e segmentação (cobertura) do plano?

Atendimento nacional nos serviços da rede credenciada. Plano Coletivo por Adesão Participativo com segmentação Ambulatorial, Hospitalar e Obstetrícia, seguindo as coberturas da Lei 9.656/98 e o Rol de Procedimentos Médicos da Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Qual a abrangência de cobertura do plano?

Atendimento nacional nos serviços da rede credenciada.

O que é a coparticipação?

É o valor que o beneficiário participará (pagará) quando ocorrer utilização do plano para atendimentos ambulatoriais. Este valor corresponde a 30% (trinta por cento) do valor da tabela praticada pela Unimed, sendo estabelecido limite máximo para a coparticipação em R$ 67,88 (sessenta e sete reais e oitenta e oito centavos) por procedimento. Ex.: Consulta eletiva: Valor da tabela R$ 83,97; Valor coparticipação R$ 25,19. Tomografia de crânio: Valor da tabela aproximadamente R$ 650,00; Valor coparticipação R$ 67,88 (limite máximo).

Em qual situação será cobrada a coparticipação?

Será cobrada a coparticipação em consultas médicas em consultório e pronto socorro, exames e procedimentos de diagnose realizados em consultórios médicos, clínicas, laboratórios e hospitais em regime ambulatorial, fisioterapias e acupuntura realizadas em regime ambulatorial. Para internamentos clínicos ou cirúrgicos, hemodiálise, quimioterapia e radioterapia não haverá cobrança da coparticipação.

Como é efetuada a cobrança da coparticipação?

A cobrança é enviada ao cliente junto com a mensalidade, sendo realizada somente após o pagamento do atendimento ao prestador credenciado ou médico cooperado. No boleto de cobrança constará a descrição e data do atendimento.

Como devo proceder para utilizar os serviços da rede credenciada?

Urgências e Emergências: Ir até os prontos-socorros e hospitais credenciados mais próximos, sempre com o cartão de identificação Unimed e documento de identidade em mãos.
Consultas: Agendar previamente o atendimento e comparecer ao consultório médico, sempre com o cartão de identificação Unimed e documento de identidade em mãos. Caso não possa comparecer na data e horário agendados, a consulta deverá ser desmarcada, pois dessa forma, poderá estar disponibilizando o horário a outro cliente que esteja precisando de atendimento.
Procedimentos cirúrgicos, ambulatoriais e internamentos: Entrar em contato com a Unimed da cidade onde irá realizar o procedimento para orientações referente à liberação.
Obs.: Antes de realizar o procedimento solicitado pelo médico, o beneficiário deverá entrar em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) por meio do telefone 0800.414554, para verificar se o seu plano possui cobertura contratual.

O plano tem cobertura para remoção?

O plano possui cobertura para remoção terrestre inter-hospitalar para os atendimentos classificados como urgência e emergência e se caracterizada pelo médico assistente a falta de recursos da unidade inicial para continuidade do atendimento ao beneficiário.

Como proceder para adesão ao plano?

Entrar em contato diretamente com a área administrativa do sindicato que possui vinculo, pois este tomará as devidas providencias junto a Unimed para andamento do processo.

Quem poderá ser incluído como dependente no plano?

São considerados beneficiários dependentes do titular:

a) o cônjuge;
b) os filhos até 34 anos, 11 meses e 29 dias;
c) o enteado, a criança ou adolescente sob a guarda ou tutela do beneficiário titular por força de decisão judicial, solteiro até 34 anos, 11 meses e 29 dias
d) a companheira ou companheiro, havendo união estável, sem eventual concorrência com o cônjuge;
e) os filhos incapazes;
f) netos com até 20 anos, 11 meses e 29 dias de idade, bem como genros e noras até 34 anos, 11 meses e 29 dias, desde que o filho(a) do titular também esteja inscrito no contrato, na qualidade de dependente.

Obs.: Também é assegurada a inscrição de filhos adotivos menores de 12 (doze) anos, nas mesmas condições de cobertura do adotante, inclusive com o aproveitamento dos períodos de carências já cumpridos, desde que inscrito até 30 dias após a formalização da adoção e apresentado o respectivo termo judicial.

Como esclarecer dúvidas que possam surgir após o início da cobertura do plano?

Para auxiliar no atendimento e esclarecer dúvidas a respeito do seu plano, a Unimed possui um Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) que funciona 24 horas, todos os dias da semana por meio do telefone 0800.414554. Este serviço poderá ser utilizado para informações sobre:

  • Cartão de identificação
  • Documentos contratuais
  • Guia Médico
  • Financeiro
  • Informação cadastral
  • Orientação para liberação
  • Reclamação/ elogio
  • Recursos disponíveis
  • Remoção
  • Telefones e endereços do sistema Unimed

Para facilitar a localização do seu plano no sistema, tenha sempre em mãos o seu cartão de identificação. A Unimed possui seu espaço na Internet por meio do Portal Unimed www.unimed.com.br com os seguintes serviços:

  • Guia médico
  • Dicas de Saúde
  • Fale com a Unimed
  • Consulte sua Unimed
  • Agência Unimed Notícia

Que dados devem constar obrigatoriamente na carta de Análise de Portabilidade, enviada por correspondência?

  • Papel timbrado da Operadora
  • Registro da Operadora na ANS
  • Registro do Plano da ANS
  • Data de Aniversário da contratação do contrato
  • Data da Inclusão
  • Data de Nascimento
  • Valor de Mensalidade (individual)
  • Tipo de Contratação
  • Últimos 3 pagamentos
  • Assinatura Operadora Origem

Lembrando que a cópia do contrato juntamente com os comprovantes de adimplementos (pagamentos) dos últimos 3 meses também serve para análise.

 

  • Exemplos de como calcular
  • Plano de saúde diferenciado
  • Palavra do Sinaep
  • Palavra da Unimed
  • Canais de Relacionamento
  • Central de Agendamento
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