Dica Unimed de alimentos para consumir durante os passeios de verão

Dica Unimed de alimentos para consumir durante os passeios de verão

Imgem: Site Unimed Paraná

Os casos de intoxicação alimentar costumam subir no verão. Eles são causados, principalmente, pela ingestão de água e/ou alimentos contaminados. Isso porque o calor pode comprometer a conservação dos alimentos e favorecer a proliferação de micro-organismos nocivos à saúde, entre eles bactérias (salmonela e estafilococos) e vírus (rotavírus).

Daí a necessidade de redobrar os cuidados com o que você come fora de casa, seja em um piquenique, na praia, parque ou cidade.

Fique de olho

Os sintomas mais comuns da intoxicação alimentar são náusea, vômito, diarreia, dor abdominal, cólicas e febre. Poucos são os casos que exigem internação, mas é importante procurar seu médico, caso os sintomas persistam. Para amenizar o mal-estar, recomenda-se repouso e muita hidratação.

Se for comer fora de casa, esteja atento!

- Seja criterioso ao escolher os locais onde irá fazer suas refeições, afinal, os cuidados precisam ser mantidos para prevenir uma possível intoxicação alimentar

- Restaurantes, lanchonetes e food trucks precisam ter boas condições de higiene, os alimentos devem estar devidamente armazenados, apresentar boa aparência e, principalmente, ser de boa procedência

- Se possível, evite o consumo de preparações à base de ovos e leite

- Evite alimentos perecíveis, que estejam expostos em temperatura ambiente (muito comum em lanchonetes de praia e oferecidos por ambulantes)

- Prefira alimentos quentes a crus

- Lave bem latas e evite canudos fornecidos fora da embalagem (se puder higienizar a embalagem ou latinha, dispense o canudo e ajude a natureza)

- Se possível, leve seu próprio lanche, seja para a praia ou para outro passeio ao ar livre. Só tome o cuidado de armazenar os alimentos em embalagem térmica e com gelo

 - Evite o consumo de bebidas alcoólicas. Elas desidratam e podem causar mal-estar. Sem contar que as que são preparadas com gelo e frutas ainda podem causar contaminação pelas más condições de higiene do local

- Lembre-se: as frituras são sempre vilãs. O excesso de gordura diminui a digestão pelo organismo, por isso, pode causar sensação de estufamento no estômago e até diarreia. Fora que o reuso do óleo da fritura é muito prejudicial à saúde e, dependendo das vezes que foi reutilizado, é até cancerígeno

O que levar nos passeios

- As frutas são ótimas opções por não precisar de muita manipulação e por conter muitos nutrientes e fibras, que ainda ajudam na digestão e na hidratação.  Tome cuidado ao manipular as cítricas, tais como laranja, maracujá, limão, kiwi, abacaxi e caju, pois, em contato com o sol, podem causar manchas e queimaduras de pele

- Biscoito de polvilho é um ótimo aliado na hora do lanche, por agradar adultos e crianças. Procure marcas de boa procedência e evite o consumo exagerado, pois em alguns podem conter gordura hidrogenada, que aumenta o colesterol

- Práticos, saborosos e fáceis de transportar – desde que você escolha os ingredientes certos e acondicione-os em recipiente térmico para não se deteriorar – os sanduíches naturais são lanches ideais nos dias quentes de verão.  

- Que tal levar o próprio milho cozido? Corte-o em pequenos pedaços antes mesmo de sair de casa para facilitar o manuseio. Você garante a procedência e, ainda, se alimenta de forma mais saudável, acrescentando pouco sal e excluindo o uso de manteiga 

- Mix de frutas desidratadas e castanhas garantem a saciedade quando bate aquela fome fora de hora. Boas opções são: uva passa, damasco seco, uva passa, banana desidratada, castanha-do-pará, castanha-de-caju, nozes, amêndoas e amendoim

Lembre-se sempre de se hidratar. Beba muita água e consuma suco de frutas naturais

Fonte

Texto: Fabiana Gonçalves | Edição e Revisão: Unimed do Brasil

Fonte: Hospital Sírio Libanês, Hospital 9 de Julho e Pão de Açúcar

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.

  • O que muda na NR 1? 20 de junho, 2026

    O que muda na NR 1?

    Primordialmente, a NR-1 se aplica a todas as empresas que têm empregados sob o regime da CLT, nova redação entrou em vigor dia 26/05/2026, independentemente do setor...

  • SINAEP participa da posse da nova diretoria do SENGE-PR 15 de junho, 2026

    SINAEP participa da posse da nova diretoria do SENGE-PR

    Na última sexta-feira dia 12 de junho os diretores do SINAEP – Adm. Edgard Montanarini – Dir. Administrativo e Adm. R.M.Machado...

  • Campanha Indicação Premiada - PLANO DE SAÚDE UNIMED/SINAEP 12 de junho, 2026

    Campanha Indicação Premiada - PLANO DE SAÚDE UNIMED/SINAEP

    A Campanha Indicação Premiada UNIMED/SINAEP zera a sua anuidade do sindicato e ainda pode render dinheiro na sua conta corrente.

  • FENAD – SINAEP 26 de maio, 2026

    FENAD – SINAEP

    No dia 29 de maio o Presidente do SINAEP – Adm. Luiz Amado e o Diretor Administrativo Adm. Edgard Montanarini vão participar na reunião do Conselho

  • PLR-Copel 23 de maio, 2026

    PLR-Copel

    Os sindicatos que atuam na Copel, estiveram reunidos no dia 21 de maio, com a Comissão de Relações Sindicais para tratar do PLR 2026.

  • Edital de convocação – Eleições SINAEP 25 de fevereiro, 2026

    Edital de convocação – Eleições SINAEP

    Edital de Convocação para Eleição on-line Gestão 2026/2029

Comente pelo Facebook
Top