Pacientes graves poderão receber medicamento liberado pelo MS

Pacientes graves poderão receber medicamento liberado pelo MS

Foto : Sesa

O Ministério da Saúde publicou uma Nota Informativa que trata do uso do medicamento Cloroquina como terapia auxiliar no tratamento de casos extremamente graves de coronavírus (covid-19) para pacientes hospitalizados. A Nota nº 5/2020-DAF/SCTIE/MS foi divulgada na sexta-feira (27).

“A medicação será disponibilizada para uso, a critério médico, como um auxílio no tratamento, especificadamente para pacientes em casos graves e que estejam hospitalizados. Não indicamos a auto medicação e nem que as pessoas corram até as farmácias para comprar e ingerir esse remédio pois ele não é uma cura para a doença”, alertou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

Para a população em geral, o secretário reforça as medidas de prevenção da doença: lavar as mãos várias vezes com água e sabão ou utilizar álcool gel, lavar os pulsos, entre os dedos e embaixo das unhas; limpar os objetos mais manuseados com álcool, manter os ambientes sempre ventilados e arejados, ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com o braço ou com um lenço descartável”.

Isolamento

Além disso, segundo ele, o isolamento social é essencial para evitar a disseminação do vírus. “A Secretaria da Saúde, alinhada com o Governo do Estado, reforça que o isolamento social é importante para evitarmos a contaminação de mais pessoas”.

A medida considera que não existe outro tratamento específico eficaz disponível até o momento. Existem atualmente dezenas de estudos clínicos nacionais e internacionais em andamento, avaliando a eficácia e segurança de cloroquina/hidroxicloroquina para infecção por Covid-19, bem como outros medicamentos, e, portanto, essa medida poderá ser modificada a qualquer momento, a depender de novas evidências científicas.

Paraná

O medicamento Cloroquina começou a ser distribuído pelo Ministério da Saúde às Secretarias Estaduais de Saúde na sexta-feira, 27 de março.

A Secretaria de Estado da Saúde informa que tem estoque para atendimento imediato aos pacientes que se enquadrem exclusivamente no critério estabelecido pelo Ministério da Saúde, já a partir desse final de semana.

O estoque está disponível no setor de epidemiologia das 22 Regionais de Saúde para fornecimento aos hospitais. O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Paraná (Cievs-PR) poderá informar aos hospitais o processo do acesso ao medicamento.

Fonte: AEN

  • O que muda na NR 1? 20 de junho, 2026

    O que muda na NR 1?

    Primordialmente, a NR-1 se aplica a todas as empresas que têm empregados sob o regime da CLT, nova redação entrou em vigor dia 26/05/2026, independentemente do setor...

  • SINAEP participa da posse da nova diretoria do SENGE-PR 15 de junho, 2026

    SINAEP participa da posse da nova diretoria do SENGE-PR

    Na última sexta-feira dia 12 de junho os diretores do SINAEP – Adm. Edgard Montanarini – Dir. Administrativo e Adm. R.M.Machado...

  • Campanha Indicação Premiada - PLANO DE SAÚDE UNIMED/SINAEP 12 de junho, 2026

    Campanha Indicação Premiada - PLANO DE SAÚDE UNIMED/SINAEP

    A Campanha Indicação Premiada UNIMED/SINAEP zera a sua anuidade do sindicato e ainda pode render dinheiro na sua conta corrente.

  • FENAD – SINAEP 26 de maio, 2026

    FENAD – SINAEP

    No dia 29 de maio o Presidente do SINAEP – Adm. Luiz Amado e o Diretor Administrativo Adm. Edgard Montanarini vão participar na reunião do Conselho

  • PLR-Copel 23 de maio, 2026

    PLR-Copel

    Os sindicatos que atuam na Copel, estiveram reunidos no dia 21 de maio, com a Comissão de Relações Sindicais para tratar do PLR 2026.

  • Edital de convocação – Eleições SINAEP 25 de fevereiro, 2026

    Edital de convocação – Eleições SINAEP

    Edital de Convocação para Eleição on-line Gestão 2026/2029

Comente pelo Facebook
Top