Tempo com Sabedoria e Sabor: reflexão para você nessa pandemia

Tempo com Sabedoria e Sabor: reflexão para você nessa pandemia

Foto: site Unimed Paraná

Estamos todos em casa e precisamos observar qual é a qualidade que colocamos no tempo que está disposto diante de nós.

Quando falamos de sustentabilidade precisamos pensar também na gestão sábia de nosso tempo e como podemos aproveitar o cenário atual para criar hábitos mais sustentáveis a partir do uso do que temos, praticando simplicidade.

Desconectar para reconectar

Não precisamos passar o dia conectados, por exemplo! Podemos e devemos aprender a soltar a “respiração por aparelhos” que estamos tendo também em casa e que além de sobrecarregar nossa ecologia interior de excessos, tensões e pouca clareza diante das cenas, nos tira da conexão com aquilo que vem da natureza, com práticas artesanais e orgânicas.

Cozinhar é uma das práticas orgânicas. Plantar também…Será mesmo que precisamos passar um fim de semana pensando no vídeo que faremos, na “live”?  Ou será que podemos oferecer ao planeta ainda mais descanso deixando de sobrecarregar redes e indo por exemplo, fazer algo mais manual?

Quando desconectamos, criamos um espaço para a reflexão e prática de aspectos sustentáveis. O tempo atual oferece uma pausa para os que sabem pausar e oferece uma plataforma de corrida, cuja linha de chegada nunca está perto para os que ainda insistem correr maratonas de sucesso sem compreender a mensagem que uma pandemia traz: Pare, olhe, escute e cuide.

O ponto de partida da desconexão: Começando pela cozinha

Os alimentos que recebemos pelas entregas ou que compramos no supermercado contam uma história. Você já parou para pensar nisso ou nunca se deu conta da trajetória desse alimento até a sua mesa? O mecânico dos dias nos tira esse discernimento. Nos tira o senso crítico positivo. Já fez a pergunta: De onde veio esse tomate? E esse saco de laranjas? Quem plantou e como isso é feito?

Daí vem o “como” usamos esses alimentos. E sim, sabemos que o tipo de uso cria um tipo de impacto. Então, precisamos usar sabiamente.

Trabalhar nosso hábito alimentar pode nos ensinar muito sobre o rótulo que nós mesmos colocamos sobre o quesito comida. Será que precisamos mesmo de tantos enlatados? De tanta fruta envolta em plástico? Do mais caro?

Quando manipulamos os alimentos com uma consciência mais simples, nosso hábito alimentar se torna mais simples e nem por isso, menos saboroso e menos saudável.

Olhar a despensa, a gaveta da geladeira e planejar o bom uso do que já existe é fundamental para um engajamento realmente sustentável com a vida. Eis que chegou um tempo que nos diz: não, não precisamos correr atrás de sermos melhores… Passamos uma vida assim e talvez não tenhamos conseguido sustentar nossa própria criação de excessos e que impacta o meio ambiente fortemente, nos trazendo um cenário preocupante.

A cozinha pode parecer um pequeno espaço para começar a desconexão de excessos e a rotina de um tempo mais bem usado. No entanto, pequenas sementes geram grandes sombras e frutos. É a cada hábito transformado que cuidamos do planeta com amplitude e maestria.

Fonte: Reprodução Unimed Paraná / Valéria Amores / Autossustentável

  • O que muda na NR 1? 20 de junho, 2026

    O que muda na NR 1?

    Primordialmente, a NR-1 se aplica a todas as empresas que têm empregados sob o regime da CLT, nova redação entrou em vigor dia 26/05/2026, independentemente do setor...

  • SINAEP participa da posse da nova diretoria do SENGE-PR 15 de junho, 2026

    SINAEP participa da posse da nova diretoria do SENGE-PR

    Na última sexta-feira dia 12 de junho os diretores do SINAEP – Adm. Edgard Montanarini – Dir. Administrativo e Adm. R.M.Machado...

  • Campanha Indicação Premiada - PLANO DE SAÚDE UNIMED/SINAEP 12 de junho, 2026

    Campanha Indicação Premiada - PLANO DE SAÚDE UNIMED/SINAEP

    A Campanha Indicação Premiada UNIMED/SINAEP zera a sua anuidade do sindicato e ainda pode render dinheiro na sua conta corrente.

  • FENAD – SINAEP 26 de maio, 2026

    FENAD – SINAEP

    No dia 29 de maio o Presidente do SINAEP – Adm. Luiz Amado e o Diretor Administrativo Adm. Edgard Montanarini vão participar na reunião do Conselho

  • PLR-Copel 23 de maio, 2026

    PLR-Copel

    Os sindicatos que atuam na Copel, estiveram reunidos no dia 21 de maio, com a Comissão de Relações Sindicais para tratar do PLR 2026.

  • Edital de convocação – Eleições SINAEP 25 de fevereiro, 2026

    Edital de convocação – Eleições SINAEP

    Edital de Convocação para Eleição on-line Gestão 2026/2029

Comente pelo Facebook
Top