Trabalhadores nascidos em outubro podem sacar o PIS nesta quinta

Trabalhadores nascidos em outubro podem sacar o PIS nesta quinta

Foto: José Cruz/Agência Brasil​

Começa nesta quinta-feira (18) o pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS), calendário 2018/2019, para os trabalhadores nascidos no mês de outubro. Em relação ao Pasep, abono destinado a servidores públicos, que é feito pelo Banco do Brasil, o pagamento é para quem tem inscrição de final 3. Os pagamentos se referem ao ano-base 2017.

Leia também: Plano Unimed/Sinaep pode ser mais barato que o plano da empresa

Segundo a Caixa, no caso do PIS, os valores variam de R$ 80 a R$ 954, conforme o tempo de trabalho durante o ano passado. Titulares de conta individual na instituição, com saldo acima de R$ 1,00, já receberam o crédito automático antecipado na última terça-feira (16).

A Caixa reservou R$ 1,3 bilhão apenas para o pagamento de 1,8 milhão de trabalhadores nascidos em outubro e que têm direito ao benefício. O início do pagamento se deu em julho, com os nascidos naquele mês. Os recursos de todos beneficiários ficam disponíveis até 28 de junho de 2019. No total, ao longo do calendário de pagamentos, serão disponibilizados o valor de R$ 16,3 bilhões destinados a mais de 22,3 milhões de beneficiários.

Quem tem direito

Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2017 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados estejam corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2017.

Quem tem o Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir a uma casa lotérica, a um ponto de atendimento Caixa Aqui ou aos terminais de autoatendimento do banco estatal. Caso o trabalhador não tenha o Cartão do Cidadão ou não tenha recebido automaticamente na sua conta, o valor pode ser retirado em qualquer agência da Caixa, bastando apresentar um documento de identificação com foto.

Abono de 2016

Os trabalhadores que não sacaram o Abono Salarial PIS/Pasep calendário 2017/2018, ano-base 2016, que terminou em 29 de junho, também terão nova oportunidade para sacar o benefício. Para esses trabalhadores, cerca de 8% dos beneficiários, o valor está disponível para saque até 28 de dezembro deste ano.

Fonte: Agência Brasil

  • O que muda na NR 1? 20 de junho, 2026

    O que muda na NR 1?

    Primordialmente, a NR-1 se aplica a todas as empresas que têm empregados sob o regime da CLT, nova redação entrou em vigor dia 26/05/2026, independentemente do setor...

  • SINAEP participa da posse da nova diretoria do SENGE-PR 15 de junho, 2026

    SINAEP participa da posse da nova diretoria do SENGE-PR

    Na última sexta-feira dia 12 de junho os diretores do SINAEP – Adm. Edgard Montanarini – Dir. Administrativo e Adm. R.M.Machado...

  • Campanha Indicação Premiada - PLANO DE SAÚDE UNIMED/SINAEP 12 de junho, 2026

    Campanha Indicação Premiada - PLANO DE SAÚDE UNIMED/SINAEP

    A Campanha Indicação Premiada UNIMED/SINAEP zera a sua anuidade do sindicato e ainda pode render dinheiro na sua conta corrente.

  • FENAD – SINAEP 26 de maio, 2026

    FENAD – SINAEP

    No dia 29 de maio o Presidente do SINAEP – Adm. Luiz Amado e o Diretor Administrativo Adm. Edgard Montanarini vão participar na reunião do Conselho

  • PLR-Copel 23 de maio, 2026

    PLR-Copel

    Os sindicatos que atuam na Copel, estiveram reunidos no dia 21 de maio, com a Comissão de Relações Sindicais para tratar do PLR 2026.

  • Edital de convocação – Eleições SINAEP 25 de fevereiro, 2026

    Edital de convocação – Eleições SINAEP

    Edital de Convocação para Eleição on-line Gestão 2026/2029

Comente pelo Facebook
Top