Volta às aulas terá reforço em linhas de ônibus e transporte escolar

Volta às aulas terá reforço em linhas de ônibus e transporte escolar

Foto: Luiz Costa/SMCS

Além dos cuidados com os protocolos de saúde, a Prefeitura de Curitiba vai reforçar linhas de ônibus para atender a volta às aulas na rede municipal de ensino. A expectativa da Urbanização de Curitiba (Urbs) é que entre 2 mil e 3 mil estudantes voltem a utilizar o transporte público a partir do dia 18 de fevereiro.

Com isso, 19 linhas terão reforço e todas as linhas Expressas vão funcionar com 100% nos picos da manhã, início e fim de tarde.

Antes da pandemia, o movimento diário de estudantes no transporte público era de cerca de 14 mil por dia. “A rede municipal de ensino representava cerca de 40% desse movimento (5,6 mil). Mas como uma parte desses alunos vai permanecer com aulas remotas, a nossa estimativa é que cerca de até 3 mil voltem a usar os ônibus para se deslocar para as escolas todos os dias”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

A Urbs já monitora diariamente o fluxo de passageiros para fazer reforços quando a demanda supera o esperado. Os ônibus devem circular com 70% de ocupação e a recomendação da Urbs é que os estudantes saiam mais cedo das suas casas para evitar atrasos.

“Estamos vivendo um período de pandemia ainda e aos poucos estabelecendo o retorno das rotinas. Mas é importante manter os cuidados para evitar a contaminação e ainda fazer uma nova programação de horários para se adaptar ao novo normal”, diz Maia Neto. Todas as estações-tubo possuem displays de álcool gel, os terminais têm marcações de distanciamento e termômetros, além de saboneteiras com álcool gel. Sanitizações especiais também seguem sendo realizadas no transporte coletivo. O uso de máscara dentro do ônibus é obrigatório.

Os primeiros dias de aulas, segundo Maia Neto, serão avaliados e se houver necessidade, poderão ser feitas novas adaptações, inclusive para o início do ano letivo na rede estadual, marcada para 1º de março.

Terão reforço as linhas alimentadoras:778- Cotolengo;777-Vila Velha;709-Caiua;721-Mário Jorge;629 - Alto Boqueirão;812-Montana;815-Reforço Tuiuti;207-Cabral-Osório;211- Colina Verde. Nas linhas expressas, além das que já operam com 100% no horário de pico, passam a operar nesse esquema:500-Ligeirão Boqueirão;503-Boqueirão; 602-Circular sul (Anti-Horário; 502-Circular Sul ( Horário)e 603-Pinheirinho. Também terão reforços as linhas Interbairros: 040-Interbairros IV; 050-Interbairros V; 021-Interbairros II e 022-Interbairros II, além do Linha Direta 700-Pinheirinho/Cabral.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

  • O que muda na NR 1? 20 de junho, 2026

    O que muda na NR 1?

    Primordialmente, a NR-1 se aplica a todas as empresas que têm empregados sob o regime da CLT, nova redação entrou em vigor dia 26/05/2026, independentemente do setor...

  • SINAEP participa da posse da nova diretoria do SENGE-PR 15 de junho, 2026

    SINAEP participa da posse da nova diretoria do SENGE-PR

    Na última sexta-feira dia 12 de junho os diretores do SINAEP – Adm. Edgard Montanarini – Dir. Administrativo e Adm. R.M.Machado...

  • Campanha Indicação Premiada - PLANO DE SAÚDE UNIMED/SINAEP 12 de junho, 2026

    Campanha Indicação Premiada - PLANO DE SAÚDE UNIMED/SINAEP

    A Campanha Indicação Premiada UNIMED/SINAEP zera a sua anuidade do sindicato e ainda pode render dinheiro na sua conta corrente.

  • FENAD – SINAEP 26 de maio, 2026

    FENAD – SINAEP

    No dia 29 de maio o Presidente do SINAEP – Adm. Luiz Amado e o Diretor Administrativo Adm. Edgard Montanarini vão participar na reunião do Conselho

  • PLR-Copel 23 de maio, 2026

    PLR-Copel

    Os sindicatos que atuam na Copel, estiveram reunidos no dia 21 de maio, com a Comissão de Relações Sindicais para tratar do PLR 2026.

  • Edital de convocação – Eleições SINAEP 25 de fevereiro, 2026

    Edital de convocação – Eleições SINAEP

    Edital de Convocação para Eleição on-line Gestão 2026/2029

Comente pelo Facebook
Top